Realizar a administração de um condomínio é uma tarefa complexa, pois sempre que tratamos do convívio entre pessoas, ficamos sujeitos a diversas variáveis como: Reclamações; Sugestões; Conflitos e muito mais.

Para amenizar as dores de cabeça e manter o ambiente de paz e harmonia entre todos, precisamos executar todos os encargos de um condomínio de forma transparente e eficiente, e é aí que entra a necessidade da experiência para realizar a administração de um condomínio.

Primeiro, precisamos entender como funciona um condomínio, e quais encargos precisam ser executados.

É obrigação da empresa de administração de condomínio realizar:

  • Contratação e treinamento de funcionários, para que eles se adaptem ao dia a dia do condomínio.
  • Gerenciamento da folha de pagamento de todo o departamento de pessoal;
  • Realizar a elaboração de previsões orçamentárias;
  • Gerir a prestação de contas, deixando tudo o mais transparente possível, em todos os anos de sua administração;
  • Disponibilizar a folha de balanço mensal para todos os moradores;
  • Contratar profissionais para realizar serviços de manutenção nas áreas comuns do condomínio;
  • Gerenciar todos os contratos terceirizados existentes;
  • Assessorar juridicamente os assuntos relacionados ao condomínio;
  • Gerir questões tributárias do condomínio;
  • Participar de todas as reuniões e assembleias;
  • Realizar cobranças amigáveis de inadimplentes e;
  • Formular relatórios de contabilidade;

Agora, para continuar com a contratação de uma empresa que irá realizar todas estas obrigações, você precisa começar informando a quantidade de unidades do condomínio que existem, o tamanho dos condomínios, a quantidade de moradores e quantidade de funcionários. Depois disto, será realizada uma análise pela empresa, que irá passar o preço mensal do serviço.

Normalmente o preço de uma administradora de condomínios é estabelecido a partir dos gastos do cliente, onde a taxa de administração será entre 3% a 7% destes mesmos gastos.

E, além disto, podem ser cobradas algumas taxas extras, onde algumas empresas optam por cobrar uma porcentagem do valor das arrecadações do condomínio e outras exigem o pagamento do custo gasto com material de expediente. Mas tudo isto é combinado conforme a negociação com a administradora.

Então hipoteticamente se um condomínio possui um custo mensal de R$60.000,00, o valor de pagamento para a empresa terceirizada de administração será entre R$1.800,00 a R$4.200,00 por mês.

Entendeu como funciona a administração de um condomínio, e qual o custo disto? Então não deixe de entrar em contato com a Nadruz Negócios Imobiliários sediada em Rio Preto para mais informações, nosso WhatsApp é (17) 99771-3321 e você pode solicitar um orçamento sem compromisso.

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